A cidade de Torres Vedras, sede do Concelho, situa-se a 46 quilómetros a Nor-noroeste da capital Lisboa, no meio de uma planície de aluvião, na margem esquerda do Rio Lizandro, protegida por uma colina coroada com um castelo.
A criação do concelho remontará ao reinado de D. Afonso Henriques, embora o primeiro foral date de 1250, atribuído por D. Afonso III, reformado posteriormente por D. Manuel, em 1510.Palco de memoráveis acontecimentos, foi nesta cidade que se reuniu D. João I com o seu conselho, em 1413, para deliberar sobre a conquista de Ceuta. A história de Torres Vedras fê-la tornar conhecida pelas defesas fortificadas que o duque de Wellington ergueu contra as tropas de Napoleão, durante as invasões francesas (posteriormente conhecidas como Linhas de Torres).
Dominando o casario, as muralhas do castelo do século XIII foram restauradas e englobam um jardim agradável e a Igreja de Santa Maria do Castelo. O Museu Municipal, que encontrou abrigo no mosteiro do século XVI do Convento da Graça, está dedicado às guerras peninsulares, mas também exibe muitos outros motivos de interesse, como o Retábulo da Vida da Virgem, que data do século XV e pertence à escola flamenga, e muitos achados arqueológicos. A igreja do mosteiro inclui um enorme altar dourado do século XVII.
O acontecimento mais famoso de Torres Vedras é, sem dúvida, o seu Carnaval, que atrai todos os anos milhares de visitantes e é conhecido como “o mais português de Portugal”. A região é essencialmente agrícola, com extensas vinhas que produzem uma variedade agradável de vinhos.
As suas praias, embora o mar possa ser bravo e a água não seja decididamente quente, tornaram-se cada vez mais procuradas, como é o caso de Santa Cruz (com uma oferta que vai dos hotéis aos campos de ténis, restaurantes e bares), ou da bela e selvagem Praia Azul. Por outro lado, a estância termal do Vimeiro é bastante conhecida, rodeada de hotéis, piscinas, um centro hípico e campos de golfe.
O concelho de Torres Vedras é composto por, 20 freguesias, A dos Cunhados, Campelo, Carmões, Carvoeira, Dois Portos, Freiria, Maceira, Maracães, Maxial, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça, Ponte do Rol, Ramalhal, Runa, São Pedro da Cadeira, Silveira, São Pedro, Sta. Maria do Castelo, Turcifal e Ventosa, com uma área de 407,0 km2 e cerca de 74 839 habitantes