Pesquisa
+351 262 841 505
 

Óbidos

AIRO / Óbidos

Situada na Estremadura, a sul de Caldas da Rainha e protegido a sudeste pela Serra de Montejunto, Óbidos, semelhante a um museu ao ar livre, vila medieval rodeada de muralhas foi preservada de modo a parecer um bilhete-postal ilustrado, com os seus monumentos, ruas tortuosas e pequenas casas brancas com janelas e varandas cheias de flores. O seu encanto manteve-se ao longo dos séculos: já em 1282, a vila foi um dos presentes do rei Dom Dinis à sua noiva espanhola, Isabel de Aragão.

A vila tem acesso ao seu interior por três portas e dois postigos. A Porta da Vila, a mais importante, é encimada por uma inscrição mandada ali colocar pelo Rei D. João IV, em agradecimento pela protecção da Padroeira, aquando da Restauração da Independência Portuguesa em 1640. No seu interior encontra-se um nicho ou capela-oratório com varanda do séc. XVII e revestido de azulejos do séc. XVIII (c.1740-50). Passando esta porta, entra-se na rua Direita, a principal e já conhecida com esta designação no séc. XIV, que nos leva até ao Paço. Neste encontra-se o o Castelo, de origem romana, foi posteriormente fortificação sob o domínio árabe.

As características da vila muralhada tornam-na propícia ao desenvolvimento turístico, sendo este sector a principal actividade económica do concelho. A agricultura é igualmente um sector importante no desenvolvimento económico da zona, absorvendo os produtos hortícolas, fruta e vinha cerca de 34 por cento da mão-de-obra Quanto ao sector secundário, apesar das unidades industriais serem de pequenas dimensões, estas têm desempenhado um papel fundamental na absorção de mão-de-obra excedentária da agricultura.

Para além do alargado património histórico e cultural que existe dentro das muralhas, Óbidos apresenta outros locais de interesse turístico. Destaca-se, a título de exemplo, a Lagoa de Óbidos, que comunica com o mar através das praias da Foz do Arelho e do Bom Sucesso.

Com uma população a rondar os 11 mil habitantes, o concelho de Óbidos tem uma área de 144 km2 distribuídos por nove freguesias, A-dos-Negros, Amoreira, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro, Sobral da Lagoa, Vau, Gaeiras e Usseira.