O concelho de Peniche é dos mais característicos do distrito de Leiria. Peniche assenta sobre uma península com cerca de 10 km de perímetro, constituindo o seu extremo ocidental o Cabo Carvoeiro. A costa é formada por imponentes rochedos e por magníficas praias de banhos, de grande extensão, debruçando-se sobre o oceano num desfilar constante de aspectos surpreendentes a maravilharem os olhos dos visitantes. Fronteiro a Peniche, à vista sobre o Atlântico, para o lado ocidental, fica o Arquipélago da Berlenga.
Importante centro piscatório, com este se relaciona a indústria local de conservas, congelação e filetagem. Este Município é ainda rico em produtos hortícolas, não esquecendo a importância adquirida pela indústria hoteleira, fruto da atracção turística, da fama das suas praias e do embarque de excursões para as Berlengas.
Também é conhecida a habilidade demonstrada pelas mulheres dos pescadores na renda de bilros, seguindo uma antiga técnica oriental. Os visitantes sentem curiosidade em visitar a Fortaleza, um forte do século XVI, sobranceiro ao mar, que era utilizado como prisão pelo antigo regime político, cuja ditadura foi derrubada em Abril de 1974.
O concelho de Peniche encontra-se limitado pelo oceano Atlântico e pelos concelhos de Óbidos e Lourinhã. O seu território é constituído por uma região interior, uma península muralhada onde se localiza a cidade de Peniche e uma área insular com o pequeno arquipélago das Berlengas. Localizado na Estremadura, o concelho de Peniche ocupa cerca de 77 quilómetros quadrados e tem mais de 27 mil habitantes, distribuídos por seis freguesias, Ajuda, Atouguia da Baleia, Conceição, Ferrel, São Pedro e Serra de El-Rei. Tem como principais acessos a EN 114, a EN 247e a A8. Dista cerca de 80 quilómetros de Lisboa.