Pesquisa
+351 262 841 505
 

Cadaval

AIRO / Cadaval

O concelho de Cadaval situa-se a cerca de 40 Km a norte de Lisboa, abrangendo quase toda a vertente ocidental da Serra de Montejunto, na margem esquerda do Ribeiro de Cadaval, afluente do Rio Real.
A vila e sede de concelho é uma povoação muito antiga, tendo sido criada por D. Fernando em 1371 atribuindo-lhe por “temo e terrentório” a área do até ali julgado Cadaval.

Actualmente o concelho conta com uma população de cerca 1996 habitantes e é constituído por 10 freguesias, Alguber, Cadaval, Cercal, Figueiros, Lamas, Painho, Peral, Pêro Moniz, Vermelha e Vilar.

O Cadaval é bastante rico em estações arqueológicas, que são sobejamente conhecidas pela sua importância, como as grutas do Cercal, do Furadouro e do Charco, dos períodos paleolítico e neolitíco e os Castros de Rochaforte (classificado de monumento nacional) e Pragança que atestam a longa tradição de ocupação humana e permanência temporal em toda a área do concelho.

A produção vitivinícola é de extrema importância na economia do concelho, provando com o decorrer dos anos ser a mais rentável; de resto, a paisagem rural reflecte as vastas áreas de vinhedos que se estendem até às encostas do maciço calcário de Montejunto.