Pesquisa
+351 262 841 505
 

Bombarral

AIRO / Bombarral

As primeiras referências histórias a Bombarral remontam ao século XII, tendo sido a área do actual concelho parte integrante dos Coutos do Mosteiro de Alcobaça. Embora a elevação a concelho aconteça apenas no século XX, mais precisamente em 1914, a história de Bombarral é bastante rica, havendo inclusive alguns vestígios arqueológicos do homem pré-histórico encontrados no Vale do Roto.

Bombarral, concelho do extremo sul do distrito de Leiria, situa-se no centro da região de turismo do oeste, a 75 km de Lisboa, a 20 km do Oceano Atlântico e 62 km de Santarém. Inserido numa fértil região agrícola, produto do trabalho dos monges de Alcobaça de foreiros, de colonos e de agricultores e ainda da ” mãe natura “, este jovem e dinâmico concelho está ladeado a Norte pela vila-museu de Óbidos e pela cidade-cerâmica de Caldas da Rainha, a oeste pelos concelhos onde ” a terra começa e o mar acaba ” , Lourinhã e Peniche, a sul pela jovem cidade de Torres Vedras e a este pelo Cadaval, gozando assim de uma certa situação privilegiada.

O concelho conta, actualmente, com uma população de mais de 13 mil habitantes, que se dividem entre cinco freguesias. As principais acessibilidades que servem o concelho são a A8, a EN361 e a EN8, que permite o acesso a Óbidos e Torres Vedras. Bombarral situa-se a cerca de 75 quilómetros de Leiria e a 80 de Lisboa

No tecido económico do concelho, continua a predominar o sector primário, de onde se destaca a cultura da vinha e produção do vinho – um dos produtos mais reconhecidos e apreciados da zona. A Adega Cooperativa de Bombarral é, aliás, a mais antiga do país.

A importância deste produto regional é bem visível no Festival do Vinho, que se  promove anualmente. De entre as festas realizadas no concelho, este festival é o que atrai maior número de visitantes. Destaca-se ainda a feira dedicada à pêra rocha, produto igualmente reconhecido na região.

A especificidade de Bombarral encontra-se também no seu artesanato, nomeadamente, na loiça artística e nas miniaturas em madeira que retratam o trabalho agrícola. De entre os locais de interesse turístico, destaca-se a Serra da Columbeira, que se estende entre os concelhos de Bombarral e Peniche.