Pesquisa
+351 262 841 505
 

Arruda dos Vinhos

AIRO / Arruda dos Vinhos

O concelho de Arruda dos Vinhos situa-se a 36 Km a norte de Lisboa, entre os concelhos de Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Vila Franca de Xira, Loures e Mafra. A área é de 77 Km2 distribuídos por quatro freguesias. Arranhó, Arruda dos Vinhos, Cardosas e São Tiago dos Velhos. A sua população ronda actualmente os onze mil habitantes.

As primeiras marcas de ocupação humana no território que corresponde hoje ao concelho de Arruda dos Vinhos remontam ao período Neolítico. Da época romana encontram-se igualmente bastantes vestígios, fixando-se a primeira marca de autonomia municipal no ano de 1172 quando D. Afonso Henriques faz lavrar um documento de doação da vila de Arruda à Ordem de São Tiago, acto que é confirmado em Santarém em 1218, por D. Afonso II.

O foral é atribuído em 1517, por D. Manuel I, depois do rei se ter refugiado no Paço da Vila, aquando da devastação do reino pela peste. Este monarca prometeu restaurar a igreja Matriz e dedicá-la a Nossa Senhora da Salvação, caso saísse ileso da epidemia, o que se veio a comprovar. Deste modo, o rei ordenou que se organizassem festividades na vila em honra da virgem no dia 15 de Agosto de cada ano, tradição que se manteve até aos nossos dias
Durante as invasões napoleónicas foram construídos quatro fortes que integravam as Linhas de Torres, contribuindo para a defesa da capital.

Ao nível da gastronomia, o concelho de Arruda dos Vinhos conta com cerca de duas dezenas da restaurantes e casas de petiscos, nos quais se pode provar de tudo um pouco, desde os diferentes pratos de bacalhau e peixes, aos grelhados de carnes diversas, abundando ainda uma doçaria, não propriamente local, mas característica um pouco, quer da região saloia, quer já de um Ribatejo que teima em fazer anunciar-se, até mesmo pela paisagem sobre o Rio Tejo, cujo serpentear é visível de alguns pontos do concelho.