A AIRO (Associação Empresarial da Região do Oeste) é uma associação horizontal regional, sem fins lucrativos, constituída em Dezembro de 1981 sob a denominação de Associação Industrial da Região de Caldas da Rainha, tendo adoptado a designação de Associão Industrial da Região do Oeste em Novembro de 1984. Foi reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública em 1989.
A génese da AIRO resulta da convergência de esforços e interesses por parte de empresários em torno da necessidade de criação de uma estrutura associativa de base regional que contribuísse para a superação de problemas comuns.
Possuindo uma vocação essencialmente direccionada para as actividades industriais, muito relacionada com a estrutura produtiva dos concelhos que constituem a sua zona de influência, a AIRO veio definitivamente a inscrever na sua filosofia de actuação uma forte componente de apoio e de resposta dinâmica às necessidades empresariais num quadro de crescente complexidade dos mercados. Surgindo por iniciativa do meio, a cooperação e a dinamização de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento surgem naturalmente como complemento das suas actividades, reforçando-as e atribuindo-lhes uma lógica integrada com vista ao “progresso sócio-empresarial da Região Oeste”.
Partindo de um serviço de extensão industrial, que permitiu reforçar o importante papel de catalisador do desenvolvimento, outros serviços se foram impondo à medida que a nova economia vem introduzindo novos factores competitivos. A AIRO distingue-se assim quer pela génese, quer pela linguagem (forte enraizamento e formas de comunicação comuns), quer pela flexibilidade e constante capacidade de adaptação às novas e diferentes respostas exigidas pelo contexto empresarial.