AIRO – Associação Empresarial da Região do Oeste
AIRO – Associação Empresarial da Região do Oeste
Edifício do Centro Empresarial do Oeste
Avenida Infante D. Henrique Nº2
2500 – 218 Caldas da Rainha
262 841 505
262 834 705
geral@airo.pt
Associação sem fins lucrativos de utilidade pública
Dezembro de 1981
501 610 480
180
91110 – Organizações económicas empresariais
Concelhos: Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço.
A AIRO tem ao longo dos últimos anos vindo a reforçar a sua imagem na região Oeste junto das empresas, fruto do enfoque no contacto directo com os seus associados e junto dos principais actores públicos e privados envolvidos no desenvolvimento da região, assumindo uma postura cooperante e activa que privilegia a complementaridade de actividades e a assunção do papel de concertação de vontades e acções.
Com uma estrutura de pessoal leve, naturalmente centrada nas competências técnicas, a AIRO tem apostado numa lógica evolutiva de aprofundamento assente na consolidação e reforço do seu papel no fomento do progresso sócio-empresarial da região Oeste. Assim, as áreas de intervenção prioritárias têm-se centrado na assistência directa aos seus associados, na produção e difusão de informação relevante, na promoção empresarial regional, na realização de acções de formação (por iniciativa própria e em colaboração), e na cooperação com outras instituições e organismos.
No quadro da cooperação e posicionamento activo perante o meio, participando inclusivamente nos órgãos directivos ou consultivos de diversas organizações de âmbito regional e nacional, destacam-se as seguintes intervenções:
No âmbito de alguns projectos de cooperação, refira-se o projecto integrado no sub-programa REDE – medida de intervenção II, financiado pelo IEFP (1998), com o objectivo de reforçar a competitividade das PME da Benedita na área da gestão, nomeadamente do sector de calçado e marroquinaria. Este projecto envolveu 6 Agentes de Desenvolvimento Empresarial (jovens recém licenciados) que estiveram a estagiar em 6 empresas – desenvolveram diagnósticos da situação actual: identificação do estado actual e dos factores que deveriam ser alvo de actuação para se obterem melhorias na competitividade.